sexta-feira, 16 de novembro de 2007

A insustentável leveza do ser


MILAN KUNDERA

"O mais pesado dos fardos nos esmaga, verga-nos, comprime-nos contra o chão. Na poesia amorosa de todos os séculos, porém, a mulher deseja receber o fardo do corpo masculino. O mais pesado dos fardos é, portanto, ao mesmo tempo a imagem da realização vital mais intensa. Quanto mais pesado é o fardo, mais próxima da terra está a nossa vida, e mais real e verdadeira ela é.
Em compensação a ausência total de fardo leva o ser humano a se tornar mais leve do que o ar, leva-o a voar, a se distanciar da terra, do ser terrestre, a se tornar semi-real, e leva seus movimentos a ser tão livres como insignificantes.
O que escolher então? O peso ou a leveza?
A contradição pesado/leve é a mais misteriosa e mais ambígua de todas as contradições."

"Não existe meio de verificar qual é a decisão acertada, pois não existe termo de comparação. Tudo é vivido pela primeira vez e sem preparação. Como se um ator entrasse em cena sem nunca ter ensaiado. Mas o que pode valer a vida, se o primeiro ensaio já é a própria vida? É isso que leva a vida a parecer sempre um esboço. No entanto mesmo esboço não é a palavra certa, pois esboço é sempre projeto de alguma coisa, a preparação de um quadro, ao passo que o esboço que é a nossa vida não é o esboço de nada, é um esboço sem quadro. Uma vez não conta,uma vez é nunca. Poder viver apenas uma vida é como não viver nunca."

"Tomas não sabia então que as metáforas são uma coisa perigosa. Não se brinca com as metáforas. O amor pode nascer de uma simples metáfora."

"O acaso tem seus sortilégios, a necessidade não. Para que um amor seja inesquecível, é preciso que os acasos se encontrem nele desde o primeiro instante como os pássaros nos ombros de São Francisco de Assis."

"No primeiro plano, havia sempre um mundo perfeitamente realista e, um pouco mais ao fundo, como atrás de uma cortina rasgada de um cenário de teatro, via-se algo mais, algo misterioso e abstrato. Na frente estava a mentira intelígivel, e atrás a incompreensível verdade."

Nenhum comentário: